Manipular e higienizar corretamente as frutas e hortaliças é essencial para conter o Corona vírus (covid-19)
Devido à pandemia da corona vírus (Covid 19), ficar em casa, tem sido a constante recomendação das autoridades de saúde, poder público e imprensa. Tal cenário tem provocado perplexidade, preocupação e significativas reflexões a todos nós.
O Ministério da Saúde brasileiro e autoridades sanitárias mundiais, informam que as investigações sobre as formas de transmissão da corona vírus estão em andamento. Entretanto já está comprovado que a transmissão do Corona vírus ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas tais como:
-
Gotículas de saliva;
-
Espirro;
-
Tosse;
-
Catarro;
-
Aperto de mão;
-
Contato com objetos e superfícies contaminadas, seguido de contato com boca, nariz e olhos.
Adotar hábitos corretos de higiene pessoal, utensílios, equipamentos, ambiente e alimentos tem se mostrado eficaz na prevenção da contaminação pelo Corona vírus.
As frutas cítricas, vegetais escuros e folhosos possuem nutrientes (vitaminas e minerais) que auxiliam bastante no aumento da nossa imunidade. Sempre devemos consumir tais alimentos em nossa dieta diária, mais em tempos de pandemia de Corona vírus essa recomendação adquire importância ainda mais significativa.
A higienização (lavagem e desinfecção) correta de frutas, verduras e legumes é de extrema importância para matar possíveis germes que podem estar presentes nesses alimentos, incluindo o Corona vírus.
Confira o passo a passo para higienizar frutas, verduras e legumes em casa:
1) Lavar as mãos com água e sabão.
2) Higienizar a pia, torneira e utensílios que serão utilizados com água e sabão.
3) Lavar as frutas, verduras e legumes com água corrente, atentando para não desperdiçar a água.
4) Colocar as frutas, verduras e legumes lavados em solução sanitizante (1 litro de água para 20 ml de água sanitária com 2 a 2,5 de cloro ativo, com função desinfetante, sem cheiro e sem corante e registro no Ministério da Saúde ).
5) Deixar agir por 15 minutos.
6) Enxaguar em água corrente, novamente atentando para não desperdiçar a água.
7) Se não for consumir de imediato, deixar as frutas e verduras escorrer e secar naturalmente ou fazer a secagem em centrifuga doméstica para vegetais.
8) Armazenar as frutas, verduras e legumes que foram higienizados em recipientes que também foram higienizados ou em embalagens próprias para vegetais.
Para o segmento de alimentação profissional, dentre os quais destacamos os restaurantes e processadoras de frutas, verduras e legumes prontos para o consumo, temos disponível uma tecnologia brasileira de “ponta”, reconhecida mundialmente, que comprovadamente elimina 100% dos germes, incluindo o Coronavírus.
Recomendamos fortemente que tais empresas processadoras de alimentos, revisem e avaliem a efetividade dos produtos e procedimentos de higienização que estão sendo utilizados, assim como embalagens, tecnologias e insumos adotados nos seus respectivos processamento de saladas, frutas e demais hortaliças ,objetivando assegurar o fornecimento de frutas e hortaliças minimamente processadas prontas para o consumo ao consumidor, com qualidade assegurada, sem contaminação por microrganismos que causam doenças, incluindo o coronavírus.
O time VegQuality/ Veg Oxi deseja Saúde a todos! Juntos no combate ao Corona vírus, venceremos esse grande desafio!
Abraço a todos!
Roseane Bob
Roseane é nutricionista, sócia fundadora da VegQuality, desenvolveu o Veg Oxi MP. Especialista em projetos, tecnologia de processamento de vegetais e controle higiênico-sanitário de alimentos.