<style> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style>
Efetuar Login / Cadastro +(55) 11 3199-0272 atendimento@vegquality.com.br

I WORKSHOP FLV IV GAMA

O I WORKSHOP brasileiro FLV IV Gama promovido pela empresa VEGQUALITY com apoio da ANVISA, ACEGRI, ABRACEN, ABCSEM, CEAGESP, EMBRAPA HORTALIÇAS, sob direção técnica da Dra. Roseane Bob, foi realizado na cidade de São Paulo nos dias 28 e 29 de outubro último para um grupo seleto de profissionais de todos os elos desta cadeia produtiva (frutos e hortaliças higienizadas, minimamente processadas, prontos para o consumo).

Foi uma iniciativa pioneira no Brasil, apresentado por palestrantes renomados e atuantes no segmento dentre eles: Waldir de Lemos- Presidente da Câmara Setorial de Hortaliças do Ministério da Agricultura, Moacyr Saraiva –Presidente do IBRAF(Instituto Brasileiro de Frutas), Carlos Alexandre Gomes ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Lucimeire Pilon – Embrapa Hortaliças- Brasília (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Paulo Tavares – ITAL (Instituto Tecnológico de Alimentos), Eneo Alves da Silva Jr – Consultor da ANVISA, Maria Marciano – IAL -Instituto Adolfo Lutz, Renato Abdo (Câmara Setorial de Hortaliças, cebola e alho do Estado de São Paulo.

O evento foi bastante interativo, abrindo espaço para discussões e propostas para as soluções dos gargalos do segmento no Brasil: Matéria Prima, Cadeia de Frio Maquinários para Processamento, Embalagem, Segurança nos Procedimentos de Processamento, Capital Humano, Desconhecimento do Mercado Consumidor deste “novo produto”, Fiscalização Sanitária.

A estruturação do setor a partir de um Regulamento técnico específico foi consenso que é de suma importância para o setor.

Os temas abordados foram basicamente: Pré-Requisitos e Requisitos para o Processamento, Inovação, Tecnologia, Rastreabilidade, Legislação. Dentre as inovações foram apresentados maquinários para processamento, embalagens, tecnologias de vanguarda para sanitização de vegetais, fisiologia vegetal.

No dia 28/10/14 um dos pontos altos do Workshop foi a palestra ministrada pelo Carlos Alexandre Gomes da ANVISA apresentando o programa PARA (Programa de Análise de Resíduo de Agrotóxico) e Roseane Bob - VegQuality, o qual de maneira objetiva e exequível, indicou e definiu a Cadeia IV Gama e os Pré- Requisitos e Requisitos para as atividades desta Cadeia Produtiva IV Gama, abrindo assim, espaço para discussão e apresentação das demais palestras.

No dia 29/10, ocorreu a tão esperada mesa redonda de Legislação Sanitária utilizada no segmento, com grande interatividade dos participantes, tendo como moderador o Dr. Eneo Alves da Silva Jr e participação de Maria Marciano – Instituto Adolfo Lutz, Lucimeire Pilon- Embrapa Hortaliças e Roseane Bob - VegQuality

Maria Marciano do Instituto Adolfo Lutz – São Paulo, abriu a mesa redonda proferindo palestra demostrando o resultado das análises realizadas no IAL com os vegetais e Frutos IV Gama e o Programa Paulista de análises desses produtos. Na sequência o Dr. Eneo Alves da Silva Jr, experiente profissional que já participou e participa da elaboração de Legislações de Boas Práticas com alimentos no Brasil, citou as Legislações de Boas Práticas para Alimentos existentes em nosso país, utilizada no segmento de refeições coletivas.

Segundo Roseane Bob – VegQuality, a ausência de Legislação específica para FLV IV Gama (Frutos e Hortaliças Higienizadas Minimamente Processadas prontos para o consumo) compromete a Saúde pública, a Profissionalização e Estruturação do Setor. Foi citado pela mesma, que na Câmara setorial de Hortaliças em Brasília, no último dia 04/09 foi nomeado um grupo que fará a proposta para o Regulamento Técnico Específico do Setor.
O evento superou a as expectativas dos participantes e até mesmo das autoridades presentes pelos temas abordados, qualidade dos palestrantes, discussões e propostas para o segmento.

 

Veja abaixo os depoimentos:

• Denise Baldan – CATI (Coordenadoria de Assistência Integral) CAMPINAS - SP
Gostaria de agradecer por nos proporcionar momentos tão ricos nos dias 28 e 29/10 no I Workshop FLV IV Gama.
Todo o conteúdo foi de grande valia para enriquecer meu trabalho, pois vocês nos apresentaram o que de mais novo temos no mercado, maquinário, embalagens e as palestras como um todo. Parabéns pela iniciativa e gostaria de receber todas as novidades da VegQuality.
Já aguardando pelo II Workshop FLV IV Gama. Abraço!

•Lucimeire Pilon- Pesquisadora da Embrapa Hortaliças – Brasília
Achei muito interessante o Workshop, essa iniciativa de vocês, porque abriu espaço para discussões e novas ideias no ramo do processamento mínimo de frutas e hortaliças. Muito interessante. Parabéns.

•Eneo Alves da Silva Jr - Microbiologista Especializado em Controle Higênico Sanitário em Serviços de Alimentação.
Achei esse encontroproporcionado através do Workshop, Fantástico e muito importante. Estamos precisando nesse segmento de Frutas e Hortaliças minimamente processadas, o FLV IV Gama, que evolua nos princípios, seja conhecido e que configure no comércio que estamos comprando produtos seguros e muito bem higienizados.

• Maria Aparecida Moraes Marciano – Instituto Adolfo Lutz, representando a Denise Resende – Gerente Geral de Alimentos - Anvisa
Gostaria inicialmente de agradecer a Anvisa pela indicação para representar a Dra. Denise Resende – Gerente Geral de Alimentos nesse Workshop
Achei o evento muito interessante. É um setor que tem muito a ser estruturado. Gostei muito da experiência. Espero poder colaborar com os próximos.

• Maria Curti Tassinari –OBA HORTIFRUTI
Considero este Workshop de suma importância e a continuidade deste inclusive, promovendo a atualização, abrindo espaço para discussão e criação complementar de uma nova legislação que normatize o setor, dando um melhor direcionamento nessa área que é crescente mundialmente e que aqui em nosso país, somos vagos em Legislação e rumo que devemos tomar para evoluir nesse sentido.

• Sonia Moreira Soares – Empresa Vegetais Processados
O Workshop foi muito bom, com conceitos novos, promovendo a atualização e aumento de conhecimento sobre o assunto.
Vocês estão de Parabéns. Para mim o evento foi nota 10.

 

 



+(55 11) 3199-0272 atendimento@vegquality.com.br
Av. Magalhães de Castro, 4.800, 14º andar - Park Tower, Cidade Jardim Corporate Center - São Paulo, SP, Brasil, 05502-001
|