<style> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style>
Efetuar Login / Cadastro +(55) 11 3199-0272 atendimento@vegquality.com.br

FLV IV GAMA: A GRANDE OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS

Inicialmente faz-se necessário entender que FLV IV Gama ou vegetais e frutas minimamente processados, prontos para o consumo refere-se ao setor de agronegócio, representados por frutas, legumes e verduras individualmente ou em combinação, que foram fisicamente alterados (cortados, fatiados, entre outros) a partir da sua forma original “in natura”, mas que permanecem num estado fresco natural e, portanto, saudáveis, sendo disponibilizados para o consumidor, prontos para o consumo. É só abrir a embalagem e consumir. Possuem uma vida útil (shelf life) significativamente maior quando comparados com os produtos “in natura” convencionais. O objetivo final é oferecer ao consumidor varejo e profissional, produtos higiênicos, 100% aproveitáveis, seguros, nutritivos, convenientes em qualquer hora do dia ou da noite para serem consumidos, uma vez que não alteram o sabor e tem a grande vantagem de preservar o frescor original.

Os Estados Unidos é o país de maior consumo de produtos de IV Gama per capita. Estimativas atuais indicam consumo em torno de 4 milhões de toneladas ao ano. A evolução do mercado de consumo mundial está na ordem de 14% ao ano. O mercado Europeu é o que apresenta maior taxa de crescimento anual representando principalmente e expressivamente por estes três países: Inglaterra, França e Alemanha. Existe grande potencial para os mercados emergentes do sudoeste asiático e o leste europeu desde que ofertados produtos, seguros, diferenciados e com um maior valor agregado para concorrer com o tradicional.

No Brasil o mercado consumidor FLV IV Gama é amplo, porém pouco conhecido e explorado. Além do mercado varejo, o produto FLV IV Gama tem o mercado profissional, representado dentre outros, pelo “catering” aéreo e marítimo, alimentação escolar, hospitais, restaurantes comerciais, restaurante coletivos, hotéis, cantinas, “food trucks”, supermercados, varejões. Esse mercado tem experimentado um crescimento de dois dígitos ao ano (aproximadamente 20% ano), mesmo diante do cenário econômico atual do país. No entanto é opinião unânime entre os especialistas do setor que os produtos de FLV IV Gama possuem um grande potencial para um crescimento ainda mais significativo do que já está, desde que os gargalos da produção, distribuição e consumo sejam equacionados e interpretados corretamente pela agroindústria nas reais necessidades e anseios dos consumidores. 

Os FLV IV Gama, ou seja frutos, legumes e verduras minimamente processados, prontos para o consumo ainda não são suficientemente conhecidos e difundidos corretamente no mercado brasileiro. Infelizmente, observamos que devido aos desafios e entraves do setor, a população que pouco tem conhecimento do que seja realmente produtos FLV IV Gama somados com a ignorância de alguns empresários que disponibilizam a venda de produtos denominados FLV IV Gama que na realidade não são, colocam em risco a saúde do consumidor. Isto pode facilmente tornar-se mais um sério problema de saúde pública que nos urgimos as autoridades sanitárias brasileiras que é evitável, desde que se adote, estabeleça e normatize os protocolos de qualidade e segurança desses alimentos do campo a mesa do consumidor

O setor produtivo dos FLV IV Gama está crescendo rapidamente no Brasil, mesmo em época de recessão econômica, emergindo como um dos mercados altamente promissores, pois é o único capaz de competir com o até então imbatível “junk food”. Este sucesso é um resultado direto da evolução dos novos hábitos de consumo, que exigem produtos cada vez mais rápidos e fáceis de preparar, saudáveis, mas sem sacrificar as propriedades de sabor, frescor e qualidade.

O mercado de produtos de FLV IV Gama viabiliza a integração entre a agricultura e a industrialização. No Brasil sabe-se que 80/% das hortaliças produzidas são provenientes da agricultura familiar. A expansão do mercado de FLV IV Gama (frutos, verduras e legumes minimamente processados) dentre outros benefícios, possibilitara a profissionalização da agroindústria com destaque para a agricultura familiar, resultando em consequente agregação no valor comercial dos frutos, verduras e legumes comercializados, redução das Elevadas perdas e desperdícios desses alimentos, refletindo em redução do custo para o consumidor, varejo e profissional, elevação imediata dos lucros, expansão do mercado interno e exportação.

Acreditamos que quando resolvermos os gargalos deste setor, em aproximadamente 5 anos, mais de 50% da produção e consequente consumo de frutas, verduras e legumes “in natura” no Brasil serão representadas pelos FLV V Gama.

No dia 16 de setembro de 2015 publicamos a carta de recomendações contemplando a identificação dos chamados “gargalos” e soluções eficazes para a cadeia produtiva, FLV IV Gama, provenientes e geradas durante o II Workshop Brasileiro FLV IV Gama| A Solução para Uma Alimentação Saudável. Para ter acesso a carta de recomendações, acesse: http://vegquality.com.br/page. php?id=248

Até a próxima!

Roseane Bob
Nutricionista, especialista em Segurança dos Alimentos e Vigilância Sanitária pela Universidade de São Paulo (USP) e Consultora do Programa Alimentos Seguros do SESI/SESC/SENAC/SEBRAE/ SENAI/ ANVISA. Especialista em frutos e vegetais minimamente processados pela Universidade Federal de Lavras e Auditora do Selo ABERC de Qualidade Empresarial.
Diretora Técnica da VegQuality identifica, abre espaço para discussões, propõe e traz soluções para os desafios e gargalos do segmento no Brasil.
A ação mais recente juntamente com o time VegQuality foi idealizar e promover com Sucesso e Assertividade o II Workshop Brasileiro FLV IV em agosto 2015 e na sequência publicar a carta de Recomendações para a normatização da Cadeia Produtiva de frutos, verduras e legumes prontos para o consumo, os FLV IV Gama no Brasil.



+(55 11) 3199-0272 atendimento@vegquality.com.br
Av. Magalhães de Castro, 4.800, 14º andar - Park Tower, Cidade Jardim Corporate Center - São Paulo, SP, Brasil, 05502-001
|